domingo, 1 de novembro de 2009

HISTÓRIA DA ARQUITETURA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO BRASIL.


MASP - MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO.
"Procurei uma arquitetura simples, uma arquitetura que pudesse comunicar de imediato aquilo que, no passado, se chamou de monumental, isto é, o sentido do coletivo, da Dignidade Civica. Aproveitei o máximo a experiencia de cinco anos passados no Nordeste, a lição da experiencia popular, não como romantismo folclórico mas como experiencia de simplificação. Através de uma experiencia popular cheguei àquilo que poderia chamar de Arquitetura Pobre. Insisto, não do ponto de vista ético. Acho que no Masp eliminei o esnobismo cultural tão querido pelos intelectuais( e os arquitetos de hoje), optando pelas soluções diretas, despidas. O concreto como sai das formas, o não acabamento, podem chocar toda uma categoria de pessas. "Lina Bo Bardi











Masp Museu de Arte de São Paulo, arquiteta Lina Bo Bardi.

Ensaio crítico da presença da arquiteta Lina Bo Bardi como protoganista da II Geração da Arquitetura Moderna no Brasil.










A produção arquitetônica e sua atuação política, social ,profissional como uma condição para abraçar a vocação de arquiteta. O canteiro de obras, a presença da conduta da valorizaçao de uma arquitetura propria com identidade nacional.
Proposta de objeto de estudo e análise que consiste na interpretaçao dos projetos de arquitetura , projetos de mobiliários, edificios, jóias, cenários, vestimentas e exposição cultural que retratam a cultura nacional . Associação e analogias da representação e linguagem do edificio.

Arquitetura que se faz presente enquanto manifestação de uma ação cultural, e faz surgir outros atores que assumem o compromisso da identidade brasileira. O contexto social, cultural, antropológico criando uma corrente de pensamento sobre o saber-fazer que influenciou uma geração de arquitetos brasileiros que atuam na cena da contemporaneidade.

Análise dos Projetos : Casa de Vidro ( 1951),Museu de Arte Moderna de São Paulo(1957), Museu de Arte Moderna de Salvador(1960), SESC- Fábrica Pompéia(1977), Centro Histórico da Bahia ( 1986).


FONTE

Lina Bo Bardi. Instituto Lina Bo e P. M . Bardi. 1993.

Nenhum comentário:

Postar um comentário