sexta-feira, 13 de agosto de 2010

LA CIUDAD CORDOBA-AR


INTERCAMBIO CULTURAL-CIENTIFICO FORTALEZA CORDOBA


Cordoba, 05 a 21 de janeiro de 2011.
Viagem de formação profissional extensão universitária, duas semanas de imersão da língua espanhol rioplatense, reconhecimento da cultura da cidade de Córdoba e sua Arquitetura Local Antiga, Moderna e Contemporânea.

Trata se de uma viajem cultural, científica de formação e aprendizagem no campo da arquitetura e urbanismo da América do Sul, compondo como compreensão de uma propósito para os caminhos que estão sendo tomados pelos jovens arquitetos das cidades do MERCOSUL(estudo de caso : Córdoba- Ar).

Elabora-se durante este intercâmbio, um caderno de viagem[i], registros visuais da representação dos edifícios da cidade antiga, moderna e contemporânea, onde encontraremos as iniciativas do poder público e privado em executar as propostas elaboradas pelos arquitetos no sentido da construção do novo espaço urbano.

[i] O caderno de viagem contadas em Historias, representações dos lugares que foram desenhados, experimentos dos estudantes. Radiografia da vida contida nos lugares, que surgem na espontaneidade e prazer em ver os sentidos da Arquitetura. Produto visual, imagens, desenho, anotação para dar sentidos aos significados encontrados durante o caminho, apontando a história do seu passado, e o presente vista através da Arquitetura Contemporânea.

Nosso propósito do intercambio é reconhecer a necessidade da compreensão das necessidades encontradas pelas sociedades das cidades do MERCOSUL, registrando os sinais que nos indicam as transformações, analisadas e interpretadas pela experiência em Ver Arquitetura e Cidade.





OBJETIVO GERAL
Promover intercambio cultural imersão da língua espanhol, estudando arquitetura e cidade reconhecendo a necessidade de compreensão da importância do MERCOSUL.

OBJETIVO ESPECIFICO
Organizar um grupo de estudantes interessados em fazer o intercambio cidades MERCOSUL, continuando os projetos de iniciação científica.
Promover os encontros com o planejamento voltado para a viagem com as metas a serem alcançadas para a execução do caderno de viagem (em grupo).
Desenvolver uma estratégia (em grupo) para a pactuação da agenda, cronograma das atividades a serem executados antes da viagem.

CONTEUDO DO INTERCAMBIO
02 semanas de aulas. A primeira aula começa na 5f. (para os estudantes) .
( www.celecargentina.com.ar)
Data das aulas : 05 a 21 de janeiro de 2011.
Aulas iniciam no horário da manhã 8h30 até por volta das 13h30
CURSO DE ESPAÑOL( aulas teóricas 40h )

NIVEL BASICO – para quem não tem nenhum conhecimento do idioma
NIVEL I – para quem já esteve em escola de idioma español
NIVEL INTERMEDIARIO – poderá o candidato fazer um teste de proficiência
NIVEL II AVANÇADO - poderá o candidato fazer um teste de proficiência

CURSOS DE ARQUITETURA “IN LOCO”

I - HISTORIA DA ARQUITETURA ANTIGA DE CORDOBA - CENTRO ANTIGO – Leitura da Arquitetura CLÁSSICA, BARROCO, COLONIAL.
EXPERIENCIAS COM ARQUITETURA – passeios pelo centro histórico da cidade do século XVI – XVIII.
Reconhecimento da linguagem da arquitetura através da percepção: Igrejas, monumentos, edifícios históricos da idade antiga, clássica, colonial, barroco. Percorrendo por ruas que sinalização as propostas de renovação da passado e presente, caminhando na calle peatonal.
II- HISTÓRIA DA ARQUITETURA MODERNA E CONTEMPORANEA – visitação dos principais museus modernos e contemporâneos da cidade de córdoba, percurso urbano pelo bairro NOVA CORDOBA, com objetivo de registrar arquitetura pos moderna cordobensa.
2. 1 A VISITA TÉCNICA será acompanhada de profissionais especializados sobre o tema, a aula ocorrerá a céu aberto em espanhol, abordando no ambiente urbano, a interpretação da experiência, formulando a compreensão dos sentidos e significados da arquitetura.
PUBLICO ALVO

Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da cidade de Fortaleza –
Professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da cidade de Fortaleza –
Interessados em Arquitetura e Urbanismo das Cidades do Mercosul -

VALOR DO INVESTIVMENTO

CURSO DE ESPAÑOL
U$145 + U$ 45 INSCRIÇÃO ( 1 SEMANA)
PASSAGEM AVIÃO FORT-GUAR-CORDOBA
R$ 744,70(IDA) por volta de 740U$(IDA E VOLTA)
As passagens serão compradas diretamente com uma agencia de viagem, bem como as reservas de hotéis e outros deslocamentos. Estas também poderão ser efetuadas através de pagamento em cartão de crédito, ou milhas.
HOSPEDAGEM U$20 (DIARIA)
rão hospedados em Campus Universitário, em um apartamento duplo, triplo, banho privado, em meio a vegetação local. O campus dispõe de lavanderia.
http://www.residenciauniversitariablaspascal.com.ar/. Hospedagem voltados exclusivamente para os residentes universitários de diversos países.
DIARIA U$ 20
HOTEL
Será colocada a disposição os nomes de hotéis econômicos que poderá ser consultados para os demais públicos, docentes e interessados.
ALIMENTAÇÃO – os estudantes deverão fazer suas compras nos supermercados, utilizar a cozinha comunitário, e na horário de almoço buscara refeições mais econômicas.
DESLOCAMENTO E TRANSPORTE – no dia da chegada 04 de janeiro, a escola de espanhol celecargentina disponibiliza o deslocamento até ao campus universitário.
Nos demais dias não haverá o transporte, os estudantes utilizaram os meios de transporte públicos existentes, como no Brasil, a passagem é barata. Taxi também é comum de ser utilizados.

DOCUMENTOS –
PESSOAIS COMO, CPF, RG, MOTORISTA
PASSAPORTE MERCOSUL E ANTECEDENTES CRIMINAIS – POLICIA FEDERAL
CARTAO DE CREDITO INTERNACIONAL(opcional)

FORTALEZA 13 DE AGOSTO DE 2010


AUGUSTO NILO BARBOSA CAPIBARIBE
Professor FANOR. Coordenador do Intercâmbio cultural e científico Cidades do MERCOSUL Fortaleza-Cordoba. Arquiteto urbanista, Dr.[i]
[i] Professor de Historia e Teoria . TCC. FANOR, curso de ArquiTetura e Urbanismo. augustocapibaribe@hotmail.com;acapibaribe@fanor.edu.br


sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

sábado, 9 de janeiro de 2010

ARQUITETURA CONTEMPORANEA EM SANTIAGO DO CHILE:inserção do capital internacional no espaço urbano da Metropóle e arquitetura como representação.

PESQUISA - O LUGAR NA METROPOLE MERCOSUL - estudo de caso Santiango do ChileFoto 1 - Arquitetutua Contemporânea na cidade de Santiago do Chile, metáforas e meta-linguagem imposta na forma e nos materias construtivos.
O PROJETO
Desenvolver uma estratégia metodológica para compreender a transformação do espaço urbano das metrópoles do Mercosul. Buscar através da leitura da arquitetura e cidade como signo social, a sua mensagem codificadas em elementos determinantes para a construção do sentido da Arquitetura no Mercosul. Demonstrar a imagem da arquitetura e cidade contemporânea do Mercosul.
Foto 2 - Estação de metro La Baquedano, lugar da revitalizaçao dos usos e mobilidade urbana dos espaço urbanos construídos em rede.

foto 3 - Preservação e conservaçao de uma tradição entre a cidade do passado e presente manifestando na leitura da Arquitetua que sinaliza o caminho para o futuro da grande cidade.


foto 4 - arquitetura comercial e empresaria imposta pela autonomia da economia urbana, do territorio enquanto status e poder, edifica os sinais do mundo globalizado de modo homogeneo.


I - APONTAMENTOS PARA UMA ARQUITETURA INTERNACIONAL EN CHILE.

Ao momento em que congela a imagem da arquitetura e cidade contemporanea, busca se uma compreensão da linguagem dos edificios na metrópole chilena. Caracteriza em contexto com a proposta da arquitetura internacional , pois valorizando a linguagem da técnica da construção civil associada com a capacidade técnica do profissional responsável pelo projeto.

Foto - edificio empresarial e comercial que sinaliza a proposta veicula na paisagem urbana das metropoles do Mercosul, como indicação de simbolos reconstituidos e simulados na intenção.






foto - resgatando o historicismo preconizado pela escola pós-moderna asinala uma nova dinamica na paisagem decorrente do internacional style.











MÉTODOS.

Para encontrar sentidos para a nossa reflexão sobre as mudanças ocorridas no espaço urbano em consequencia dos novos padrões, encontramos o protoptico, modelos dos edificios que são construídos pela economia do capital internacional, exige olhar os signos indicativos dos contextos historicos.
com eles, construiremos os sentidos do discurso, para captar , o olhar fotografico, o registro que flagra a mensagem a ser codificada e decodificada na fala do pesquisar que encontra os seus sentidos para dar a explicação dos fenomenos dos lugares das metropoles latino.

A Leitura da arquitetura e cidade como representação de significados para compreende-la como signo social, possibilita registrar as mudanças que o novo século XXI nos apresenta nos lugares midiático, simulados pela incoorporação de novos capitais econoomicos. Sinalização de nova era que avança com o dominio da tecnica , e dos protopticos representativos do capital internacional global, no espaço urbano da grande cidade.
Isto significa que precisamos descobrir quais são os desafios que percebemos na cidade de Santiago do Chile, apropriando-se da arquitetura dos edificios como modo de elencar os sinais que avançam o capital internacional, na dimensão do espaço, nos usos , na formataçao de padroes e materias de construção que revela, o comportamento da sociedade, os interesses dos atores economicos e principalmente a hegemonia das açoes da Economia Internacional.


Vejamos algumas referencias contidas nos lugares da grande cidade:



1. A TORRE DE NEGOCIOS.





grandes empresas no setor da comunicação.


foto - edificios são construídos para abrigarem os trabalhadores das grandes empresas multinacionais e privatizaçao do espaço público como garantia da visibilidade de uma imagem de cidade internacional.
LINGUAGEM E FORMATAÇAO DOS PADROES ARQUIETÔNICOS.


RESGATE DA MEMORIA, HISTORICIDADE, CONTEMPORANEIDADE.


REVITALIZAÇAO DOS CENTROS DEGRADADOS


ACESSIBILIDADE DOS EDIFICIOS E ESPAÇOS PUBLICOS





RESULTADOS E PROPOSTAS
Outras conisderaçoes importantes nos paises do Mercosur

a) REVITALIZAÇAO DO CENTRO A PARTIR DA ARQUITETURA CONTEMPORANEA> analise das mudanças ocorridas a partir de intervenção no espaço urbano da cidade de SANTIAGO DE CHILE.
















1 - o centro como condição de servir atraves da memoria e historicidade os sinais da contemporaneidade, que se assemelha em formatos que encontramos nas cidades do Mercosur.










2- a tipologia do edificio das grandes empresas são formatos internacionais, globais, elaboradoes estrategicamente pelos atores economicos que negociam valores, e implantam no uso das empresas coorporativas a contemporaneidade.

ARQUIETURA INTERNACIONAL OU


PROTOPTICO DO CAPITAL GLOBAL






b) INTERNACIONAL STYLE, a torre comercial inserçao do capital economico global na valorização de novos formatos da arquitetura e da escolha dos materias como modo de representação e significação das condutas dos atores que estrategicamente constroi o lugar como condição de apropriação do espaço urbano.










CONSIDERAÇÕES SOBRE ARQUIETURA E CIDADE.

Percebe-se a contradição entre a conservação da memória do patrimonio arquitetonico de uma cidade do passado, que valoriaza a monuntelaidade, e os recursos para valorizaçao os novos lugares da inserção do capital internacional, são reconhecidos com ação do capital privado internacional. são nas grandes Empresas multinacionais que o urbanismo contemporane manifesta as mudanças na ordem urbanistica, pois reconstroem os espaços da cidade do seculo passado, apropriando da rua e da paisagem como elemente definidor do lugar.A grande metropole se insere no contexto dos lugares do capital internacional que reconstroi o espaço urbano integrando a acessibilidade dos processos economicos. sociais, ambientais e da mobilidade dos seus usarios , passantes.